Páginas

Animais venenosos da Amazônia com 'Steve Brackshall'.



Sobre o termo peçonhentos, definiremos como sendo todo animal que possuir uma toxina (veneno) e uma estrutura específica para injetar esse veneno (dentes, ferrões, espinhos etc.), e ainda, essa toxina agirá de forma a levar à morte o ser humano.
Entre os animais peçonhentos citamos os invertebrados como as aranhas, escorpiões, abelhas, formigas, vespas (marimbondos), lacraias (centopéias), águas-vivas, lagartas e borboletas e vertebrados representados pelas serpentes, arraias, bagres, peixe-pedra, dragão de Komôdo e o ornitorrinco.
No Reino animal existem numerosos animais produtores de venenos inclusive na classe das aves. Animais venenosos podem ser encontrados em todos os rios e mares do mundo e em todos os continentes.

No Brasil, há dois tipos de venenos ofídicos hemotóxicos o botrópico e o laquético. Seus efeitos são muito semelhantes, mas exigem soros diferentes. O veneno botrópico responde pela grande maioria dos acidentes no Brasil; é produzido por cobras como a jararaca (Bothrops jararaca), jararacuçu (Bothrops jararacussu), urutu (Bothrops alternatus), cotiara (Bothrops fonsecai) e caiçaca (Bothrops moojeni), que existem em todo o Brasil e em todo tipo de terreno e vegetação. O veneno laquético é o da surucucu ou pico-de-jaca (Lachesis muta), encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica, do Rio de Janeiro até a Paraíba. Cobras venenosas grandes, como a surucucu e a urutu, têm uma glândula da peçonha mais avantajada e costumam ser mais agressivas. 
Fora do Brasil, outras cobras com venenos semelhantes (mas que também exigem antídotos específicos) incluem a maioria das víboras (família Viperidae) encontradas na Europa, Ásia e América do Norte, as cascavéis, mocassins e copperheads norte-americanas, a habu, encontrada na Ásia (principalmente China) e as africana boomslang e twig snake./

EDIÇÃO E MONTAGEM: CRSS3
Aracatiara/Amontada/Itapipoca/Itarema.


Apostila Escorpiões.pdf