Páginas

Principais Posições para Exames e Procedimentos (Semiologia e Semiotécnica)

Decúbito Dorsal: adequada para exames de tórax anterior, abdômen e extremidades. O paciente deita de costas, sem travesseiro, com pernas estendidas ou flexionadas ligeiramente para relaxamento do músculos abdominais. Os braços podem ficar cruzados sobre o peito ou estendidos ao longo do corpo.


Decúbito Ventral: Utilizada em exames nas regiões cervical, torácica posterior, lombar e glútea. Para colocar o paciente nessa posição, é preciso posicioná-lo primeiramente em decúbito lateral e, em seguida, colocando uma das mãos no ombro e outra na região coxofemoral, auxiliá-lo a ficar na posição adequada. Colocar um ou dois travesseiros sob as pernas, um entre  o peito e o abdômen, e um coxim debaixo de cada axila. Deixá-lo sem travesseiro na cabeça.


Posição Ortostática: Usada em alguns exames ortopédicos e neurológicos. O paciente é examinado de pé.


Posição Sentada: Adequada para exames de ouvido, olhos, nariz e orofaringe. A cabeça do paciente é recostada em suportes especiais ou nas mãos do examinador, sempre ao lado oposto ao que será examinado.



Posição de Fowler: A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas. Indicações: Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas.

Posição Ginecológica: Apropriada para exames dos órgãos genitais. Coloca-se o paciente em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés sobre o colchão e os joelhos bem afastados. Cobre-se o paciente com um lençol em diagonal, de modo que uma ponta fique sobre o tórax e a outra sobre a região vulvar.




Posição Litotômica: Usada para cirurgias ou exames do períneo, da vagina, do colo uterino e da bexiga. O paciente é colocado em decúbito dorsal, com as coxas bem afastadas, flexionadas sobre o abdômen. Para manter as pernas nessa posição de flexão, usam-se suportes do tipo joelheiras. A região glútea do paciente deve ficar fora da mesa de exame.



Posição de Sims ou Decúbito Lateral: Utilizada em exame retal, lavagem intestinal e clister. O paciente deve estar em decúbito lateral esquerdo com a perna direita flexionada sobre a esquerda. Deve-se expor somente a parte a ser examinada.


Posição Genupeitoral: Apropriada para exames retais. O paciente deve ser colocado em decúbito ventral, ajoelhado na cama ou na mesa de exames, com um travesseiro em posição transversal sob o abdômen e o tórax.



Posição de Jakkniff: Usada em exames proctológicos e tratamentos retais. Deve ser feita em mesa apropriada. O paciente está em decúbito ventral, com a cabeça ligeiramente mais baixa que a região lombar e os membros inferiores formando um ângulo reto.


Posição de Trendelemburg: Em decúbito dorsal, a cabeça e o tronco do paciente ficam em níveis mais baixos que os membros inferiores. Indicações: tratamento de choque, hemorragia após a cirurgia, raquianestesia. Permite aumentar a irrigação sanguínea no cérebro e facilita a drenagem de secreções. Indicada para exames pélvicos. A posição chamada de Trendelemburg Reversa ao contrário, a cabeça está mais alta e os pés mais baixos.





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BARROS, Alba Lucia Botura Leite de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2015.



Abaixo uma aula sobre as principais posições para exames: